O voluntariado move o PMI. Em todo o mundo, mais de 10.500 gerentes de projetos e profissionais são voluntários para inovar, planejar, executar e multiplicar as ações de mais de 300 Capítulos. No PMI Rio Grande do Sul não é diferente. Tudo o que o Capítulo gaúcho desenvolve tem a dedicação de dezenas de filiados voluntários.
Márcio Silva dos Santos, gerente de projetos e Vice-Presidente de Filiação e Voluntariado do PMIRS, é um dos grandes exemplos. Sua trajetória começou em 2016, com o MBA em Gestão de Projetos. Márcio conta que encontrou no PMIRS informações e um ambiente motivador para ser voluntário. "A primeira ação que eu gostaria de fazer, em retribuição à educação que eu conquistei, era em projetos sociais. A primeira área em que eu atuei, e atuo até hoje, foi em projetos sociais, onde desenvolvemos nossas habilidades retribuindo às entidades que necessitam de nosso apoio, da ação de voluntários em prol do social", lembra.
Atualmente, à frente de um time de voluntários, Márcio acredita que com planejamento e nível de priorização adequado, é possível conciliar a família, a carreira e o voluntariado. "Cada vez mais vamos padronizando um modelo de acolhimento ao voluntário. E aqui, no PMIRS há um caminho muito interessante sendo traçado através de um novo modelo de gestão, possível pelo alto engajamento colaborativo dos voluntários. Isso gera uma relação de confiança e reconhecimento entre a liderança e os voluntários".
O novo modelo, citado por Márcio, é um dos destaques do ano. Os voluntários contarão com um sistema visual que permitirá um entendimento mais claro de todas as oportunidades de atuação e de desenvolvimento profissional por meio de posições voluntárias. “Nosso modelo de voluntariado existe há muitos anos e funciona bem. Inclusive, este modelo já foi até tema de apresentação de case em congressos globais do PMI. De qualquer forma, estava na hora de uma mudança. Há tempos ansiava por algo mais atual, dinâmico e motivador, e hoje conseguimos construir algo que realmente vai entregar muito valor aos atuais e novos voluntários” - explica o presidente do PMIRS, Alex Rosa.
Por que ser voluntário(a)?
Poderíamos citar dezenas de benefícios, mas entre eles podemos destacar:
- Experiência: Voluntariar te dá experiência e gestão de projetos e te capacita a abraçar grandes oportunidades na carreira;
- Networking: Estar perto de profissionais experientes e altamente qualificados pode ajudá-lo a construir seu próprio caminho no gerenciamento de projetos e a desenvolver novas habilidades;
- Oportunidades únicas: O envolvimento com o PMIRS pode abrir portas de trabalho que só surgiram com novas conexões;
"No momento que comecei a voluntariar, percebi que havia muitos profissionais capacitados e com alto grau de maturidade. Estar com profissionais certificados, gera novas habilidades para o meu dia-a-dia e carreira. O PMI me abriu muitas portas e hoje depois de 5 anos atuo somente na gestão de projetos. É uma carreira apaixonante, onde conhecemos diversas pessoas que levam a voz sobre gestão de projetos, agilidade, liderança e comunicação que perpetuam na gestão de projetos. É muito importante disseminar as ações do PMI RS e o espaço para voluntariado para todas as universidades, entidades e interessados em gestão de projetos", conclui Márcio Santos.
Ficou interessado(a) em saber mais sobre como ser voluntário no PMIRS?
Acesse nosso site e confira as oportunidades disponíveis. Clique aqui.
Data de publicação:
18 de abril de 2024