Nesta 13ª edição do seminário organizado anualmente por filiados voluntários do Branch do PMIRS na Serra Gaúcha, o foco nos assuntos Gestão, Projetos e Liderança e a escolha do tópico central “Potencializando Pessoas e Organizações com o Gerenciamento de Projetos”, representou um desafio, que foi atingido através de uma programação diversa, formada por temas atuais e inéditos, e especialistas reconhecidos, inclusive, no cenário nacional.

Além da realização de dois workshops durante o evento – “Estamos escolhendo os projetos mais valiosos?” e “Vida de Titã”, a programação de palestras teve como abertura a fala da consultora em Gestão do Conhecimento, Inovação e Mudança Organizacional, Beatriz Benezra. Por meio do título “Liderando Equipes na Transformação Digital”, Beatriz realizou uma desconstrução de termos importantes e referenciais para todas as organizações, moldando-os para melhor compreensão e melhoria no ambiente de Projetos, a fim de maximizar o aprendizado e promover uma estrutura organizacional mais eficiente e impulsionadora de seus membros.

Em seguida, a ex-Secretária Municipal do Planejamento Estratégico e coordenadora do projeto RUMOS para o Rio Grande neste ano de 2018, Izabel Matte, apresentou sua palestra “Gerenciamento de Projetos no Setor Público faz a Diferença”. Izabel abordou os desafios do ambiente da administração pública e a configuração da sua organização, e como encarar essas dificuldades com o uso do Gerenciamento de Projetos, além de uma abordagem sobre liderança e governança nesses espaços.

Durante mesa redonda sobre Gestão Pública, mediada por Fernando Mondadori, com participação de Izabel Matte e Leandro Vilar, o debate circundou em temas como: dificuldades e empecilhos na gestão pública, exemplos de inovação na área, Gestão de Órgãos nacionais e estatais.

O primeiro dia foi fechado pelo Maestro Evandro Matté com a apresentação “Concerto Empresarial: Gestão através da música”. O Maestro retratou os desafios da profissão músico e das capacidades gerenciais embutidas na profissão, além do desenvolvimento profissional, mostrando que o gerenciamento de projetos permeia as mais diversas áreas.

Em breve, compartilharemos o saldo do segundo dia do evento.
Data de publicação: 31 de outubro de 2018