Vinte e seis servidores do Executivo gaúcho receberam, na manhã desta sexta-feira (20), os certificados de conclusão do curso Gestão de Projetos no Setor Público, promovido pelo Governo do Estado em parceria com o capítulo Rio Grande do Sul do Project Management Institute (PMIRS).

A capacitação faz parte de uma trilha composta por cursos e seminários realizados ao longo de 2019 e que é objeto do termo de cooperação técnica assinado durante a cerimônia de encerramento. O objetivo da parceria é intensificar ações que contribuam para aumentar a adoção de boas práticas em gestão de projetos no Executivo.

O secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, destacou a importância da formação. “No setor público, muitas vezes fazemos mais o que é urgente, e não o que é importante. Esse curso representa o tempo de parar e pensar nos problemas dentro de um modelo mental diferenciado”, afirmou Gastal.

Para o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, que também é voluntário e diretor de Projetos Sociais do PMIRS, o pioneirismo desta primeira edição da capacitação se tornou ainda mais especial em razão da composição da turma. “Este é um grupo escolhido e indicado com muito cuidado dentre as dezenas de gestores dos projetos prioritários do Governo do Estado”, explicou Stoffel.

O presidente do PMIRS, Fernando Bartelle, que foi um dos instrutores do curso, qualificou a iniciativa como um processo de cocriação, que buscou intensamente abordar a gestão de projetos a partir das particularidades da atuação pública. “Os projetos na área pública têm impacto direto na sociedade. Se não fizermos algo para melhorar isso, estaremos errando”, disse Bartelle.

Além de Fernando Bartelle, os demais instrutores voluntários do curso foram:

Alex Rosa
Debora Selistre
Helen Klering
Jose Ignacio Jaeger Neto
Vinícius Piccini
Maurícius Medeiros



23 de dezembro de 2019
EDP - Escritório de Desenvolvimento de Projetos
Laiz Flores, SGGE