O PMIRS formou Gerentes de Projeto do Futuro. Literalmente!

O trabalho começou em 2019, quando envolveu 12 jovens. Na segunda fase, em 2020, participaram 8 integrantes do Wimbelemdon, um projeto social criado em 2000 com o objetivo de promover a inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social, fomentando o desenvolvimento integral de cada educando e estimulando-os ao protagonismo.

Por meio de seis encontros em cada uma das fases do projeto, a iniciativa buscou capacitar jovens em fundamentos de gestão de projetos e mentoring. Em 2020, todas as atividades foram realizadas de forma online com o uso de uma ferramenta disponibilizada pela ONG.

O principal objetivo deste projeto foi trabalhar as competências essenciais para que esses jovens estejam preparados para o mercado de trabalho. A primeira fase oportunizou dinâmicas em formato de gamificação, a realização de testes de perfil individuais, criação de personas, além da identificação de habilidades e software skills. A segunda fase focou em temas como currículo e persona, empreendedorismo, planejamento financeiro e gestão do tempo aliada a comunicação assertiva.

As duas fases buscaram o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos de gerenciamento de projetos. De acordo com o Coordenador de Projetos do PMIRS, Sociais Marcio Santos, a segunda etapa proporcionou aos jovens a preparação ao mercado de trabalho, com o auxílio de informações de como se planejar financeiramente e comunicar-se no dia a dia.

O Projeto Gerentes do Futuro foi possível devido ao envolvimento de voluntários Rosilaine Silva, Vanessa Silva, Eduardo Paiva, Gabriela Susin, Gustavo Meneghello, Bruna Mattos – analistas de projetos - e de Marcelo Bueno - gerente de projeto, todos ligados à Diretoria de Projetos Sociais do PMIRS em 2020.
Data de publicação: 08 de dezembro de 2020
Créditos das Fotos: WimBelemDon