Antes alinhado com o grupo de Processos da sexta edição do Guia PMBOK, neste ano, o exame Project Management Professional (PMP) passa a ser baseado em Pessoas, Processos e Ambientes de Negócios. Para o PMP, a prova continuará com questões de Abordagem Preditiva, mas agora os Métodos Ágeis e Híbridos surgem com mais força. Segundo os organizadores, é preciso cerca de três meses para se preparar bem, a fim de fixar os novos conteúdos.

Em cada domínio (Pessoas, Processos e Ambientes de Negócios), a prova PMP 2021 apresentará questões relativas aos requisitos do projeto, análise das habilidades das partes interessadas, avaliação e atualização contínua das capacidades da equipe que desenvolve o projeto. Metade das perguntas vai avaliar o conhecimento do candidato na Abordagem Preditiva, enquanto a outra metade se concentrará nas abordagens Ágeis e Híbridas.

Como serão divididas as questões?

  • 42% das questões serão destinadas à área de Pessoas, relacionadas às habilidades e atividades associadas à liderança. As questões vão buscar esclarecer a capacidade do candidato à certificação de gerenciar, criar, capacitar e envolver o time que vai tocar o projeto.
  • 50% das questões serão focadas no grupo de Processos para reforçar os aspectos técnicos do gerente de projetos, que deverá conhecer como planejar, comunicar e gerenciar marcos.
  • A estratégia organizacional estará presente em 8% das questões da nova prova. As perguntas vão testar a habilidade do candidato em avaliar benefícios, valor de um projeto e ambiente de negócio externo, além de planejar a conformidade do projeto e dar suporte para as mudanças organizacionais.
Data de publicação: 16 de abril de 2021