Disciplined Agile ou DA, como também é conhecido, é um kit de ferramentas capaz de orientar de forma objetiva e prática pessoas, equipes e negócios a estabelecerem a melhor forma de tocar o dia a dia das suas operações e projetos.  E o melhor: todas as possibilidades se ajustam perfeitamente ao contexto e a realidade aos quais os usuários estão inseridos. O objetivo do DA é a otimização do fluxo de trabalho dentro das organizações. Essa iniciativa é importante para que se possa gerar resultados satisfatórios, capazes de colocar as empresas em posição de destaque no mercado.

São quatro as certificações dentro do campo da Agilidade. Cada uma possui um requisito específico e, também, uma função distinta. Confira:

DASM: Disciplined Agile Scrum Master: certificação de entrada, que engloba a parte de fundamentos do kit (princípios, promessas, diretrizes, ciclos de vida, papéis) e orienta como nagevar no kit do DA para fazer escolhas de acordo com o contexto (Way of Working - WoW). Para ser aprovado no exame, o candidato precisa comprovar dois dias de treinamento oficial e não é necessário comprovar experiência prévia.

DASSM - Disciplined Agile Senior Scrum Master: certificação que prepara o profissional em questões de maior profundidade da liderança, como por exemplo, como desenvolver um time de alta performance, métricas, colaboração, dentre outros. O futuro certificado precisa dominar a arte de customizar a abordagem que irá utilizar para liderar a mudança em sua equipe. Para garantir a sua certificação, precisa realizar os dois dias de treinamento oficial e comprovar dois anos de experiência prévia.

DAC - Disciplined Agile Coach: certificação para multiplicação e compartilhamento dos conceitos do Disciplined Agile com times que buscam a agilidade para suas organizações. A certificação requer aprovação no exame e que, previamente, o interessado seja um certificado DASSM. Além disso, um dia e meio de treinamento oficial e três anos de coach em Agile são necessários.

DAVSC - Disciplined Agile Value Stream Consultant: certificação de maestria em Disciplined Agile. Credencia o portador a liderar processos de transformação ágil nas organizações como um todo. Para obter, é necessário ser um certificado DASSM. Também é preciso três dias de treinamento oficial e três anos de coach em Agile.

Com a palavra, a certificada

Para trazer a visão de quem já participou do exame e trabalha com agilidade no dia a dia, conversamos com Soedi Cármen Roso. A profissional possui certificação DASM desde maio deste ano. Para preparar-se para a prova, ela participou de um curso preparatório com a JUMP, oferecido em parceria com o PMIRS. Conforme relata, foi um plano de última hora e por já ser parte do time de certificados PMP, ela reuniu os métodos de aprendizado que havia utilizado anteriormente. “Mantive o foco em compreender os porquês, onde faz sentido usar uma prática, observar os princípios, sempre procurando conectar com a realidade”, comentou.

Aliado a isso, a certificada também anotava conteúdos em post-its e os distribuía na parede. “Li o Student Guide e partes do livro Choose Your WoW”, mencionou. Soedi também realizou um simulado e recomenda que seja aplicada uma revisão espaçada como preparação e associação dos conteúdos. Para ela, é necessário sumarizar, revisar e se concentrar no essencial, principalmente na conexão com a prática de Gerenciamento de Projetos. Também entende que é preciso desprender da intenção de decorar os conteúdos, pois as certificações do PMI exigem mais interpretação de contexto. “Não tem mágica, precisa estudar. Mas não é a quantidade de horas de dedicação que fará a diferença, mas o foco nos momentos de imersão”, sinalizou.

Soedi destacou ainda que as certificações do PMI são uma experiência de vida. “Não é uma mera prova! É uma conexão com o contexto de projetos”, elucidou. Ela ressalta que no que diz respeito aos exames no campo da Agilidade, em especial, sente que é possível ampliar a visão a respeito das práticas. “Escolhi a DASM pela abrangência e foco do que precisava no momento, pois já atuo com práticas ágeis na minha jornada”, explicou. O Disciplined Agile também integra o campo de estudos de mestrado da certificada.

Mais sobre Soedi

Certificada PMP® , DASM® e ASF (Exin Agile Scrum Foundation), a profissional é gerente de projetos e PMO na área de TI na UPF, professora em MBA Gerenciamento de Projetos, Voluntária do PMIRS desde 2016 - onde atuou como vice-presidente de Expansão e Branchs em 2020 - e mestranda em Computação Aplicada. Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, possui especialização em Gerenciamento de Projetos e Direito Tributário Empresarial, também é Técnica em Contabilidade. Soedi lidera projetos há mais de 10 anos e atuou na Contabilidade (recursos humanos, fiscal/contábil e obrigações acessórias), desenvolvimento de sistemas (ERP, SPED, Ensino, Outsourcing) e infraestrutura de TI.

Ficou interessado? Saiba mais sobre Disciplined Agile no site

Data de publicação: 26 de agosto de 2021