O PMI conta com certificações que atestam a capacidade profissional dos gerentes de projetos. Neste mês, vamos tratar de duas que são bem diferentes, mas que no fim das contas falam a mesma língua: QUALIFICAÇÃO. A certificação Project Management Professional (PMP) é a credencial mais reconhecida e respeitada mundialmente. Para obter, o profissional precisa cumprir requisitos de educação e experiência, aderir ao Código de Conduta Profissional e passar no exame preliminar - composto por questões elaboradas a partir do PMBOK vigente.

Pré-requisitos 

  • Ensino médio completo (Diploma de Ensino médio, grau de associado ou o equivalente global)
  • 60 meses de experiência como líder de projetos
  • 35 horas de treinamento em Gerenciamento de Projetos ou certificação CAPM®

OU

  • Graduação de quatro anos
  • 36 meses de liderando projetos
  • 35 horas de treinamento em Gerenciamento de Projetos ou certificação CAPM®

Por sua vez, a certificação Agile Certified Practitioner (PMI-ACP), foi pensada a partir do entendimento de que o mundo organizacional está sempre em movimento. Então, o Gerenciamento Ágil de Projetos supre o imediatismo do mercado, entregando projetos mais rapidamente e com menos desperdícios. A credencial atesta a capacidade do profissional em compreender os princípios e conceitos necessários e reconhece as habilidades de aplicação das técnicas e ferramentas Agile.

Pré-requisitos 

  • Grau secundário (ensino médio ou equivalente)
  • 12 meses de experiências gerais em projetos trabalhando em equipes nos últimos cinco anos. Uma certificação PMP® ou PgMP® seria o suficiente para atender a este requisito, mas não é necessário para se aplicar à certificação PMI-ACP
  • Oito meses de experiência em projetos ágeis ou com metodologia ágil nos últimos três anos. Este requisito é adicional aos 12 meses de experiências gerais em projetos.
  • 21 horas de contato em treinamentos de práticas ágeis.

O que dizem os certificados?

André Scherer de Menezes tem uma trajetória de 10 anos como gerente de projetos. Ele é certificado PMP desde fevereiro de 2018 e conquistou o credenciamento PMI-ACP em abril deste ano. A opção por procurar as qualificações se deu pelo reconhecimento profissional adquirido e pelo desenvolvimento de técnicas específicas em sua área de atuação. “Me proporcionaram maximizar o resultado esperado em cada projeto”, defende. Menezes entende que as certificações comprovam o conhecimento e a experiência adquiridos ao longo dos anos, além de serem requisitos obrigatórios para alguns projetos, como, por exemplo, as licitações de órgãos públicos.

Para ele, técnicas em Gestão de Projetos, Liderança e Gestão Estratégica voltada para os negócios resumem as habilidades básicas necessárias para encarar desafios em GP. “Cada vez mais temos equipes que se autogerenciam, que são multifuncionais trabalhando em ciclos curtos e iterativos”, entende ele. O profissional complementa analisando que as habilidades de comunicação interpessoal e solução de conflitos, quando aliadas aos conhecimentos técnicos, são importantes para profissionais nesta área de atuação.

Aos entrantes na profissão, Menezes deixou um recado: “o mundo está em transformação. Sejamos incansáveis na busca de conhecimento, profissionais, éticos, dedicados e resiliente.” Estão no radar do profissional as certificações - Disciplined Agile Senior Scrum Master (DASSM), por contemplar sua área de atuação e Professional Scrum Product Owner (PSPO), na intenção de expandir o conhecimento por meio de um aprendizado contínuo para se manter atualizado no mercado de trabalho.

Quem também é certificado PMP é Giancarlo Fontoura da Silva. Com mais de 25 anos de atuação, é credenciado desde 2017. Para ele, negociação, comunicação, empatia e persuasão são fatores importantes para a atuação profissional. Para Giancarlo, a opção pela certificação deu-se por conta da oportunidade de networking, desenvolvimento profissional e oportunidades de carreira.  “Visibilidade no mercado é um benefício”, explica.

O profissional entende que os jovens profissionais devem se preparar o quanto antes para a certificação e observa que ser membro voluntário do PMI conta muito. Giancarlo está de olho na Disciplined Agile, pois o curso poderia lhe fornecer um kit de ferramentas para otimização de processos.

Rodrigo Santos Paines também conta com longa trajetória na área. Ele atua há 12 anos como GP e, atualmente, é gerente de PMO. Paines também possui duas certificações - PMP desde 2013 e PMI-ACP desde 2017. Para ele, negociação, comunicação, organização e ideias inovadoras são pré-requisitos para os atuantes na área. Além disso, destaca que o reconhecimento do mercado foi o fator decisório. Aos ingressantes, o profissional aconselha: “Conheçam bem seus times.” Em seu radar estão a certificação Disciplined Agile Senior Scrum Master (DASSM) e o Novo Toolkit do PMI.

Se você está chegando na área, aproveite para entender direitinho o Gerenciamento de Projetos. Acesse o link.

Data de publicação: 07 de outubro de 2021
Créditos das Fotos: Pixabay