Gap. Palavra da Língua Inglesa que significa quebra de continuidade ou algum tipo de descompasso ou disparidade, sejam elas entre coisas, países, pessoas, níveis financeiros, mentalidades, etc. O termo também se refere às lacunas, que no contexto da Iniciativa Brightline e do Gerenciamento de Projetos se dão entre o design e a entrega da estratégia. E é com a intenção de preencher esses espaços caros e improdutivos que a Brightline chega para ajudar os Chief Strategy Officers (CSOs), que em português podemos dizer que é o cargo de diretor de estratégia, VPs seniores e diretores executivos de grandes empresas, independentemente de seu setor ou localização geográfica. Além desses, qualquer profissional responsável pelos resultados ou gestão da implementação da estratégia em sua organização será beneficiado.

A partir do conhecimento holístico e de uma plataforma de colaboração e integração, a iniciativa, que reúne organizações globais, oferece insights e soluções que capacitam os líderes a transformar com sucesso a visão de sua organização em realidade. A ideia é incentivar a construção de pontes que liguem a estratégia à entrega real, evitando, assim, gastos desnecessários e improdutividade nos projetos estratégicos.

Além do objetivo principal, a Brightline contempla, também, atitudes que possibilitam o engajamento do mais alto nível hierárquico até o mais baixo. A aposta é que, com as pessoas se sentindo capazes, envolvidas e com voz ativa na tomada de decisão, todos sintam-se motivados a terem seu espaço e seus papéis valorizados.

Ao todo, são 10 princípios norteadores para que a meta da iniciativa obtenha êxito. Confira:

1 - Reconhecer que a entrega da estratégia é tão importante quanto o design da estratégia

Executivos investem recursos substanciais, tempo criativo e energia para projetar a estratégia certa. É preciso dar a mesma prioridade e atenção para entregá-la antes de passar para a próxima demanda. É essencial que os líderes garantam que a organização em que atuam tenha a capacidade de entrega de programas necessária para implementar sua estratégia.

2 - Quem projetou a estratégia, precisa tomar a frente na entrega

Depois de definir e comunicar claramente a estratégia, é responsabilidade do executivo supervisionar o progresso da implementação para que o trabalho alcance os resultados esperados. Também é preciso ter o domínio sobre quem faz o quê e abordar proativamente as lacunas que podem afetar a entrega. Sem essa disciplina, rigor e cuidado, sua estratégia tem poucas chances de sucesso.

3 - Dedique e mobilize os recursos certos

Equilibre ativamente “administrar o negócio” e “mudar o negócio”, selecionando e garantindo os recursos certos para cada um - eles, geralmente, têm necessidades diferentes. Reconheça que as habilidades de liderança de equipe são preciosas e atribua ao melhor time as tarefas mais desafiadoras e essenciais para uma implementação bem-sucedida da estratégia.

4 - Aproveite o insight sobre clientes e concorrentes

Monitore as necessidades dos clientes, coletando percepções sobre os concorrentes e a respeito do cenário do mercado e o quanto os assuntos são riscos, incógnitas e dependências. A vantagem no mercado flui para aqueles que se destacam obtendo novos insights de um ambiente de negócios em constante mudança e respondendo rapidamente com as decisões e ajustes corretos tanto para o projeto quanto para a entrega da estratégia.

5 - Seja ousado, focado e mantenha o mais simples possível

Inicie ou reaja rapidamente às mudanças dramáticas no ambiente de negócios. Essa é uma capacidade cada vez mais importante para o sucesso. A melhor maneira de permanecer ágil é cercar-se de simplificadores em vez de complicadores. Você precisa de pessoas que possam chegar ao cerne de uma oportunidade ou ameaça, entender os motivadores, fornecer as informações e tomar as medidas necessárias da maneira que você precisa. Dessa forma, é possível: minimizar a burocracia, explorar ideias, assumir os riscos apropriados, priorizar o trabalho, garantir a responsabilidade e concentrar na entrega de valor por meio de suas iniciativas estratégicas.

6 - Promova o envolvimento da equipe e a cooperação eficaz entre empresas

Envolva os gerentes de linha e média nas estratégias. Não presuma apenas que seu pessoal “entenderá” - a liderança deve estabelecer firmemente um compromisso compartilhado com as prioridades de execução da estratégia e reforçá-lo regularmente. Este não é o momento nem o lugar para sutilezas. Governe por meio da transparência para gerar confiança e aumentar a cooperação entre empresas na entrega.

7 - Demonstre disposição para a tomada de decisão e aproprie-se das decisões que você toma

Comprometa-se a tomar decisões estratégicas rapidamente. Mova-se com agilidade para corrigir o curso, priorizar novamente e remover bloqueios de estradas. Aceite que provavelmente você não terá todas as informações que deseja e conte com aqueles em quem pode confiar para fornecer dados confiáveis ​​o suficiente para permitir decisões ponderadas. Considere e trate os riscos e as interdependências explicitamente - tanto no início quanto regularmente durante a entrega. Construa uma estrutura de governança enxuta e poderosa para reforçar a responsabilidade, propriedade e uma tendência para a ação, com base em métricas e marcos acordados.

8 - Verifique as iniciativas em andamento antes de se comprometer com novas

Com os recursos certos de governança, liderança, rigor e relatórios, você pode avaliar regularmente seu portfólio de iniciativas estratégicas. Antes de adicionar novas demandas, certifique-se do portfólio existente e da capacidade de sua organização de entregar mudanças. Resolva ativamente quaisquer problemas que você descobrir. No longo prazo, a disciplina de gerenciamento de iniciativas estratégicas funcionará apenas se houver avaliação, suporte e correção de curso robustos.

9 - Desenvolva planos robustos, mas permita erros - falhe rápido para aprender rápido

Os ciclos de planejamento de estratégia devem ser mais rápidos, dinâmicos e ágeis do que no passado. Capacite as equipes de entrega de programas a experimentar e aprender em um ambiente onde é seguro falhar rapidamente. Discuta os desafios abertamente e ajuste o plano conforme necessário para o sucesso. Aprenda a recompensar o fracasso ou, pelo menos, aceite-o como uma contribuição valiosa.

10 - Comemore o sucesso e reconheça aqueles que fizeram um bom trabalho

Sim, você precisa direcionar a responsabilidade e focar na entrega, mas também precisa motivar aqueles que fazem o trabalho. Moldar ativamente uma cultura vencedora, envolvendo e empolgando as pessoas responsáveis ​​pela entrega de programas de mudança estratégica. Comemore sucessos e vitórias rápidas. Reconheça generosa e publicamente aqueles que demonstram os comportamentos de liderança e capacidades de entrega de programas que tornam a estratégia bem-sucedida e peça-lhes que compartilhem suas experiências.

Aproveite e faça o download dos 10 mandamentos da Brightline e distribua ao seu time. O material está disponível neste link.

Data de publicação: 25 de outubro de 2021