O PMI Rio Grande do Sul vai encerrar a programação do mês de março com uma conversa sobre gerenciamento de projetos na área espacial. O PMDay Space está marcado para o dia 31, às 19h30, e contará com a presença dos palestrantes Ivair Gontijo, físico com doutorado em engenharia elétrica pela Universidade de Glasgow na Escócia, e Lucas Fonseca, engenheiro espacial e CEO da missão lunar Garatéa-L. 


Através das palestras “Gerência de projetos que dependem do alinhamento dos planetas” e “Diferença de gestão de projetos entre uma agência espacial e uma startup espacial”, os convidados vão abordar a importância da gestão de projetos por trás dos resultados inovadores da nova era espacial. No evento, também serão apresentados exemplos de missões de agências espaciais e da iniciativa privada, que evidenciarão o grande potencial econômico que irá impactar o mundo nas próximas décadas. 


Conheça melhor os palestrantes do PMDay Space:


Ivair Gontijo:


     É autor do livro “A caminho de Marte”, ganhador do prêmio Jabuti de livro do ano em 2019, na categoria ciências. Físico com doutorado em engenharia elétrica pela Universidade de Glasgow na Escócia. Trabalha desde 2006 como físico e engenheiro de sistemas no Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA na Califórnia, onde liderou a fabricação de componentes do radar da missão Curiosity que pousou em Marte em 2012.

Desde 2015 Ivair trabalha no projeto Mars2020 e foi o engenheiro responsável pelas interfaces entre o veículo Perseverance e o instrumento SuperCam, além de atualmente trabalhar nas operações do veículo Perseverance em Marte.


Lucas Fonseca 


É engenheiro espacial e CEO da missão lunar Garatéa-L. Foi o único brasileiro a integrar a equipe da Agência Espacial Europeia responsável pela Missão Rosetta, que se tornou a primeira a pousar uma sonda em um cometa.

Formado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo em 2008, cursou mestrado em Engenharia de Sistemas Espaciais no Instituto Superior da Aeronáutica e do Espaço, na França, concluindo sua pesquisa em 2011. Ao retornar ao Brasil, fundou a empresa de new space Airvantis, responsável pelo projeto Garatéa-L, que tem a pretensão de se tornar a primeira missão lunar brasileira. Fonseca antevê um futuro próximo no qual a exploração espacial se tornará cada vez mais comum, e é um entusiasta das possibilidades econômicas deste tipo de empreendimento.


Para participar do PMDay Space - Gerenciando projetos na área espacial, clique aqui. O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral.

Categorias: Eventos
Data de publicação: 28 de março de 2022