A partir do dia 25 de julho, o novo exame da certificação CAPM® irá além do Guia PMBOK® e vai expandir o conteúdo em gerenciamento de projetos, incluindo análise de negócios e princípios ágeis. É um ativo que irá diferenciá-lo no mercado profissional e aumentar sua credibilidade e eficácia trabalhando em – ou com – equipes de projeto. 

De acordo com o PMI, o exame está em fase de evolução para garantir que reflita as exigências do mercado. “Indo além do Project Management Body of Knowledge (Guia PMBOK®), o novo exame CAPM® apoiará melhor os profissionais de projetos em suas jornadas de carreira, avaliando as habilidades que os profissionais iniciantes na profissão precisam para entender os fundamentos do gerenciamento de projetos, bem como princípios preditivos, ágeis e de análise de negócios”, explicou a Head of Community do PMI para América Latina, Carolina Latorre.

A decisão de atualizar o exame CAPM® ocorreu a partir de extensa pesquisa e análise de mercado, as quais indicaram a necessidade de incluir tendências importantes da profissão - uma vez que, atualmente, os profissionais das equipes de projetos trabalham em uma variedade de ambientes e utilizam diferentes abordagens.


Afinal, o que muda?

A prova incluirá 4 áreas de domínio: Fundamentos e conceitos básicos de gerenciamento de projetos; Metodologias baseadas em planos preditivos; Estruturas/metodologias ágeis; e Estruturas de análise de negócios. Além disso, os candidatos à certificação contarão com um recesso de 10 minutos no exame que vai ser lançado em 8 idiomas, incluindo português. Ao todo, a prova terá 150 questões para serem resolvidas em até 3 horas. 


Por que começar na carreira de projetos com CAPM®?

Carolina Latorre recomenda a certificação para aqueles que estão começando na carreira de projetos ou profissionais de outras carreiras que contribuem ativamente em projetos das organizações. Segundo ela, a CAPM® é um primeiro passo essencial, que pode ajudar profissionais a obterem elegibilidade para o PMP® de forma mais rápida. “Hoje, todas as organizações e funcionários trabalham em projetos. Compreender os fundamentos do gerenciamento de projetos pode ajudar a gerenciá-los de forma mais eficaz, demonstrando conhecimento profissional”, afirmou.

A Head of Community do PMI para América Latina também lembra a crescente demanda por gerentes de projetos. “Até 2030, serão necessários 25 milhões de novos gerentes de projetos para assumir os projetos do mundo, representando mais de 119 mil novas vagas na América Latina. A certificação CAPM® permite que os profissionais se preparem e aproveitem os benefícios no início de sua carreira ao mesmo tempo que aprendem a alinhar seu trabalho aos padrões exigidos pelas equipes de gerenciamento de projetos mais experientes”, enfatizou Carolina Latorre.

O curso preparatório CAPM®, que começa dia 08 de agosto, está atualizado com as novidades da prova. Prepare-se! Inscreva-se aqui.



Fonte: https://www.pmi.org/certifications/certified-associate-capm/capm-exam-updates

Categorias: Institucional
Data de publicação: 19 de julho de 2023