Grandes aprendizados e poderosas conexões. Estas foram as principais marcas do III Seminário de Gestão, Projetos e Liderança do Branch Norte Gaúcho, realizado nos dias 22 e 23 de setembro, em Passo Fundo. O evento reuniu profissionais de diversas áreas para compartilhar ideias, obter insights, novos conhecimentos e aprimorar habilidades. O professor premiado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), palestrante internacional e mentor, Luciano Salamacha foi destaque nesta edição, com seu workshop "The New Thinker - O Novo Pensador". 

O Diretor do Branch Norte Gaúcho, Alexandre Marinho da Silveira, destacou o envolvimento do público durante o workshop de Salamacha. “Ao introduzir técnicas de neurociência ao público, Luciano compartilhou insights sobre como podemos impulsionar transformações em nossa forma de pensar e agir, permitindo expandir nossas capacidades. A interação com os participantes foi uma característica marcante do workshop. As reações ao conteúdo e à abordagem de Luciano foram muito positivas por parte dos participantes”, contou.

O arquiteto Rodrigo Rintzel participou do evento e destacou o alinhamento de propósito como principal contribuição do workshop para sua carreira. “É importante nós estarmos alinhados com aquilo que a gente é, por essência, ao que a gente precisa mentalizar ou alinhar com relação ao nosso propósito de negócio, formação, e de qualificação pessoal e profissional", afirmou. 

Salamacha também ministrou a palestra “Um novo jeito de agir e pensar”, durante a qual compartilhou dicas e instigou o público a sair da zona de conforto e transformar a maneira de pensar e agir diante dos desafios que o mundo apresenta. O gerente comercial, Range Morais, saiu do evento comprometido com o aperfeiçoamento profissional. “Melhorar a minha performance, também como equipe, mantendo os meus valores com rupturas de pensamentos”.


Além de Salamacha, grandes líderes estiveram presentes. Confira o que foi abordado por eles no Seminário

Outros líderes como Rogério Dorneles Severo, Jonas Algeri, Lucas Comerlato, Carine Hackenhaar e Anderson Pacheco Alves, também estiveram presentes para compartilhar seus conhecimentos e insights sobre as melhores práticas da área, abordando temas relevantes para o desenvolvimento de líderes de sucesso. Confira o resumo do que foi abordado por eles:

"Gestão de Projetos de BioEnergia Waste to Energy - Inovação & ESG" - Durante sua apresentação, Rogério Severo compartilhou dados sobre a implementação de projetos de biogás baseados na metodologia Waste to Energy, que aproveita resíduos para a geração de biogás. Além disso, destacou as oportunidades de negócios existentes neste mercado, enfatizando a proposta de valor que envolve a preservação do meio ambiente e o uso de energia renovável.

Case 'Arena Agrodigital - Expodireto Cotrijal' - Durante sua apresentação, Jonas Algeri abordou os desafios enfrentados na criação do projeto e delineou os planos para integrar a tecnologia e inovação ao setor do agronegócio. O próximo passo do projeto é não apenas tornar a arena uma presença constante durante a Expodireto, mas também assegurar que ela esteja ativa ao longo de todo o ano.

"A Implantação do PMO Corporativo na Marcopolo e seu Impacto na Transformação Cultural" - Lucas Comerlato destacou que a transformação corporativa requer um planejamento rigoroso, mas enfatizou que o planejamento, por si só, não é suficiente. É fundamental também considerar o aspecto humano envolvido, uma vez que a mudança muitas vezes exige que as pessoas saiam de suas zonas de conforto. Dedicar atenção a esse aspecto é crucial para aumentar o sucesso da transformação.

"Lidere Pessoas, Faça Gestão de Projetos" - Carine Hackenhaar abordou as soft skills e ressaltou a importância de desenvolvermos nossas habilidades interpessoais, pois isso nos torna não apenas melhores líderes, mas também comunicadores mais eficazes e, em última instância, melhores seres humanos. Esse desenvolvimento pessoal, por sua vez, conduz a um maior sucesso em nossos projetos.

"Como Crescer Mantendo o DNA de uma Startup" - Anderson Pacheco Alves compartilhou a trajetória da Compass.Uol, anteriormente conhecida como Compasso, um dos principais players do mercado de transformação digital. Quando a empresa atingiu um estágio em que o crescimento estava desacelerando, Anderson explicou a transformação na estratégia. O Innovation Studios surgiu, juntamente com as áreas de apoio e as Growth PODs, desempenhando um papel fundamental na recuperação do crescimento da companhia.Além disso, ele destacou a importância da gestão de pessoas, que envolve o fornecimento das hard skills adequadas para cada membro das diversas equipes. Esses fatores foram fundamentais para o sucesso da Compass.Uol e para a manutenção do seu DNA de startup, mesmo em um cenário de expansão significativa.


O IV Seminário de Gestão, Projetos e Liderança do Branch Norte Gaúcho está confirmado para 2024

A equipe de voluntários do Branch Norte Gaúcho começará os preparativos para o IV Seminário de Gestão, Projetos e Liderança do Branch Norte Gaúcho ainda este ano. Alexandre M. da Silveira já sinalizou que a programação contará com tópicos como gestão de pessoas, projetos de TI, aplicação da inteligência artificial no gerenciamento de projetos, gestão de portfólio, PMO e business agility. “As respostas da pesquisa de satisfação revelaram uma série de tópicos que nosso público deseja ver abordados nas próximas edições do evento. (...) Queremos enfatizar nosso compromisso em atender a essas solicitações e abordar esses tópicos na próxima edição. Além disso, continuaremos trazendo as tendências mais recentes no mundo da gestão de projetos para enriquecer ainda mais a experiência de todos os participantes”, antecipou o GP do evento.

Acompanhe a agenda do PMIRS para ficar por dentro dos próximos eventos do Capítulo. 


Texto escrito com a colaboração de Alexandre Marinho da Silveira.

Data de publicação: 02 de outubro de 2023