O PMI reuniu lideranças da América Latina para o tão esperado Latin America Leadership Institute Meeting 2024 e o PMIRS não ficou de fora. O Capítulo gaúcho foi até a Cidade do México, representado pelo Presidente, Alex Rosa, o Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional, Bernardo Zurli, o Vice-Presidente de Filiação e Voluntariado, Márcio Santos e a Diretora de Comunicação, Kátia Argemi.

Realizado entre os dias 1 e 4 de março, o encontro  teve o objetivo de compartilhar iniciativas do PMI, disseminar cultura, promover o desenvolvimento e atualização das lideranças sobre as estratégias do Instituto, bem como proporcionar a troca de experiências entre os profissionais. Nós conversamos com dois participantes para trazer as impressões reais de quem compartilhou quatro dias de muito networking e estratégia. 

Para o Vice-Presidente de Filiação e Voluntariado, Márcio Santos, sua participação no LIM permitiu que acompanhasse temas tratados como liderança, cultura, estratégia, diversidade, impacto social e, principalmente, a gestão de conflitos que, segundo ele, "é algo que deve ser aprimorado dentro dos capítulos”.

“Acredito eu que com os cases apresentados, possamos trazer melhorias para o nosso capítulo gaúcho e aprimorar isso junto aos nossos voluntários. Fica a necessidade de promover ações com estes temas principais que são desenvolvidos na América Latina, e que possamos juntos fortalecer o nosso Capítulo", comentou Márcio Santos.

A Diretora de Comunicação do PMIRS, Kátia Argemi, conta que o evento ampliou sua visão sobre o papel dos líderes do Capítulo.

Durante dinâmicas e palestras, fomos constantemente instigados a abraçar a curiosidade - tema do LIM deste ano e um dos pilares da Cultura PMI, buscando soluções além do convencional e estando dispostos a experimentar, mesmo que isso significasse falhar rapidamente para acertar. Aprendi não apenas teorias, mas também estratégias práticas para aplicar em nosso dia a dia como voluntários-líderes”, destaca.

Durante o evento, os participantes também tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento em plataformas como ThoughtSpot e VEP (Volunteer Engagement Platform). "Entender o funcionamento destas ferramentas é essencial para o sucesso de nosso Capítulo, e agora me sinto melhor preparada para aproveitar ao máximo seu potencial em nossas operações diárias”, pontua Kátia.

Conhecer os projetos bem-sucedidos em outros Capítulos foi uma fonte de inspiração. "Essas experiências compartilhadas destacaram o poder da colaboração e da inovação na condução de projetos. Em resumo, o LIM Latam 2024 foi uma jornada de muito aprendizado, crescimento e conexão”, conclui a Diretora de Comunicação do PMIRS. 

Ainda durante o Leadership Institute Meeting (LIM), o Presidente do PMI Rio Grande do Sul (PMIRS), Alex Rosa, participou de um painel dedicado a finanças. Esta foi uma oportunidade para destacar as boas práticas adotadas pela gestão do Capítulo do Rio Grande do Sul, especialmente no que tange ao seu impacto positivo sobre o orçamento anual. A discussão proporcionou insights sobre a eficiência e eficácia das estratégias financeiras implementadas, servindo como um modelo inspirador para outros capítulos. A capacidade de compartilhar essas práticas estimulou um diálogo construtivo sobre gestão financeira eficiente para Capítulos.

Em outro momento importante do LIM, o Presidente Alex Rosa realizou uma apresentação sobre a integração entre os capítulos brasileiros do PMI. Focando na colaboração para a realização do maior evento de gestão de projetos do Brasil, o Congresso Brasileiro de Gestão de Projetos e Liderança (CBGPL), ele delineou como os 14 capítulos nacionais trabalharam conjuntamente para promover este evento. A iniciativa serviu como um case de sucesso, despertando grande interesse e impacto positivo entre os Capítulos da América Latina presentes. O compartilhamento desta experiência enfatizou a importância da união e do trabalho em equipe para alcançar objetivos comuns, reforçando a ideia de que a colaboração transfronteiriça pode levar a realizações significativas.


Data de publicação: 15 de março de 2024