Especialista em Planejamento Estratégico de Negócios (Business Agility), Agilidade, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Pessoas, Liderança, Transformação - Cultural, Digital e Ágil. Este é parte do currículo incrível de Carla Krieger, convidada para a live ‘Papéis na Gestão Ágil!’. O evento acontece nesta terça-feira, 15, das 19h30 às 20h30, lá no Instagram do PMIRS.

Para te dar uma provinha do tema, conversamos com Carla. Ela, que é Enterprise Agile Coach no Digital Hub da Globo, entende que ser um profissional ágil significa, acima de tudo, ser um agente de transformação. “Muito mais que ser ágil, deve fazer ágil”, salienta.

Conforme observa, o perfil é complementado por habilidades e ferramentas para atuar em múltiplos contextos. “O foco deve estar sempre no valor agregado de cada ação. Também é imprescindível uma preocupação genuína com as pessoas, o que resulta em cocriação por meio da colaboração”, sinaliza.

Carla aponta para uma realidade onde as organizações definem a Jornada Ágil e buscam profissionais que se encaixam no contexto. “O Disciplined Agile traz a seguinte configuração como time primário: Team Lead, Product Owner, Architecture Owner, Team Member e Stakeholder”, enumera. Vamos explicar algumas das funções, mas para se aprofundar é preciso assistir a live.

Team Lead - A principal responsabilidade do team leader é reportar-se ao gestor do Projeto. Ou seja, é função dele comunicar resultados, efetuar tratativas para eventuais falhas, problemas ou acontecimentos atípicos que ocorram durante o desenvolvimento do projeto. Ele deve trabalhar junto ao time, sanar as dificuldades dentro do que for possível e procurar sempre resolver todas as questões dos outros membros, antes de reportar ao superior direto.

Product Owner - O product owner - dono do produto - direciona o projeto de acordo com a necessidade do cliente e das demais partes interessadas. Ele é a única pessoa responsável por definir o produto, incrementado-o de acordo com o andamento do projeto.

Architecture Owner - O architecture owner define a estrutura, a organização e a forma de manutenção do software, atuando junto ao agile team em uma abordagem colaborativa e incremental. Isso significa que ele não toma as decisões sozinho. Ele planeja os passos e compartilha com o time para receber feedbacks e alinhar os requisitos às necessidades do cliente.

Para saber mais sobre estas funções e entender as demais, participe da live ‘Papéis na Gestão Ágil!’. Estamos te aguardando com muito conteúdo!

Data de publicação: 14 de junho de 2021