Responsável por apoiar a Diretoria Executiva diante dos desafios impostos pela Gestão de Finanças, o Conselho Fiscal tem, também, o papel fundamental de examinar as contas do Capítulo. Para isso, um “pente-fino” é realizado em, no mínimo, dois momentos por ano e, sempre que necessário, a equipe se reúne com o presidente e VP’s para discussões sobre formas de otimizar a utilização de recursos. Os fatores de análise servem como base para uma utilização eficaz dos recursos do Capítulo e, em muitas oportunidades, contribuem com sugestões de novos caminhos para que os cofres permaneçam saudáveis.

Estas importantes funções são exercidas por um time de cinco voluntários - presidente, dois conselheiros e dois suplentes, que precisam comprovar vivência no campo das finanças e experiência no exercício de atividades ligadas à área. Com eleições a cada biênio, os escolhidos tomam posse no primeiro dia do mês de janeiro. O time que entrará em campo no próximo mandato será liderado por Juliano Reis. Como conselheiros, foram escolhidos Eduardo Radziuk e Ricardo Fischer. Para completar a escalação, Tiago Hermann e Gilberto Gregório assumirão como suplentes.

Ricardo Zago, coordenador da Comissão Eleitoral, conta que todos os escolhidos participam ativamente do mandato. Para Zago, Juliano Reis ter contribuído com o atual Conselho ajuda a transição de mandatos no sentido de suavizar a ambientação de todos os integrantes. Ele entende também que a rotatividade das cadeiras é valiosa para que todos os interessados tenham a oportunidade de contribuir com o trabalho em algum momento.

O processo eleitoral

Com quatro meses de duração, desde a abertura do edital até a homologação do novo time, a escolha democrática passa pelas seguintes fases: publicação do edital; candidaturas; aprovação dos candidatos; votação - que este ano aconteceu de 11 a 25 de novembro; divulgação das cadeiras - ocorrida em 29 de novembro, durante assembleia geral ordinária. A Comissão Eleitoral contou com Ricardo Zago como coordenador, Alexandre Manhães, que atuou como coordenador de Comunicação, e Fernando Graeff, que contribuiu como secretário.

O processo eleitoral recebeu apoio do PMI Brasil, que disponibilizou a ferramenta de votação online. “A Diana Victor, analista de Operações dos capítulos do Brasil, foi quem esteve com a gente durante o período decisório”, mencionou Zago. O coordenador explicou ainda que, os eleitores visualizaram a lista de candidatos e votaram nos cinco que aprovaram para integrar o Conselho. “Dessa forma, é a quantidade de cliques em cada nome que decide quem ocupa cada uma das cadeiras”, pontuou.

Quer saber mais sobre como funciona o PMIRS, então conheça as alterações nas Políticas Corporativas do Capítulo. Acesse aqui.

Categorias: Institucional
Data de publicação: 13 de dezembro de 2021