Você descobriu recentemente a vocação para liderança e decidiu atuar como gerente de projetos. Ou, ainda, está redirecionando a vida profissional e deseja liderar projetos como empreendedor(a) ou dentro de uma empresa ou organização. E aí surge o questionamento: para ser gerente de projetos, preciso de uma Certificação do PMI®?

A resposta é não. Você pode atuar sem obter uma certificação. O presidente do PMIRS, Alex Rosa, encoraja os profissionais a iniciarem suas jornadas, mas ressalta os benefícios de se obter uma Certificação ao longo da trajetória.

“Obter alguma das Certificações do PMI®, que são reconhecidas internacionalmente, nos traz algumas vantagens bem interessantes, que valem muito a pena na relação custo-benefício”, afirma Alex Rosa.

Quais são as vantagens de uma Certificação PMI®?

1. DESTAQUE PROFISSIONAL 

Uma Certificação atesta que você possui profundos conhecimentos em boas práticas de gerenciamento de projetos. "Isso te destaca na sua rede profissional e te deixa na frente de uma concorrência por uma vaga", diz o presidente do Capítulo.
O PMI® oferece um portfólio completo de treinamentos e certificações para que o profissional possa avaliar o momento da sua carreira e seus objetivos na hora de escolher suas Certificações. E não há limites! Você pode seguir uma trilha indicada ou certificar-se em direção ao caminho que está seguindo.

E tem mais: a mentalidade ágil já chegou no PMI® e você pode usufruir de treinamentos e Certificações que atestam suas habilidades ágeis, cada vez mais valorizadas no mercado. É o que chamamos de kit de ferramentas Disciplined Agile (Ágil Disciplinado), que começa na Certificação Disciplined Agile Scrum Master (DASM), passa pela PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP) ®, Disciplined Agile Senior Scrum Master (DASSM), Disciplined Agile Value Stream Consultant (DAVSC) e finaliza com a Certificação Disciplined Agile Coach (DAC).

Saiba qual é a Certificação certa para você AQUI  

2. HABILITAÇÃO PARA ATUAR EM OUTRAS ÁREAS


Se você está pensando em mudar de área ou expandir suas capacidades para atuar como gerente de projetos em outro setor ou segmento, obter uma Certificação do PMI
® te habilita a atuar em outras áreas.

"As Certificações ampliam as possibilidades na carreira porque somam competências valorizadas no mercado e entre os gerentes de projetos", explica Alex Rosa. Gerenciar riscos, cronogramas, equipes ágeis, ou ser um instrutor são competências desenvolvidas durante o estudo para a Certificação e que integram todos os projetos, independente da área de atuação.

A partir desse conjunto de habilidades você pode ser um gerente de projetos da indústria automotiva, de telecomunicações, de marketing, de startups, da área da saúde ou mesmo do setor público. O grande destaque é que ao fazer parte de uma comunidade como a do PMI Rio Grande do Sul, mudar de área ou expandir seus horizontes recebe um grande apoio especializado da nossa rede de networking e desenvolvimento profissional.

3. RECONHECIMENTO SALARIAL


Outra vantagem bem significativa é que o salário de um profissional certificado tende a ser maior quando comparado aos seus pares.

Quer um exemplo? De acordo com a pesquisa “Earning Power: Project Management Salary Survey”, divulgada pelo PMI® em 2021, os entrevistados que possuíam a certificação PMP relataram médias salariais mais altas do que aqueles que não possuíam a certificação PMP – 22% maior em média entre os 42 países pesquisados.


“Você pode começar pela certificação CAPM, por exemplo. Ela não tem todos os pré-requisitos que uma certificação PMP®, mas atesta que você possui conhecimentos em conceitos, terminologias e processos de gerenciamento de projetos”, recomenda o presidente do PMI Rio Grande do Sul.


Ser um filiado ao PMI Rio Grande do Sul pode te ajudar, e muito, nessa trajetória! Além de aumentar seu networking, o Capítulo oferta cursos preparatórios para as provas de Certificação, realiza eventos e ainda concede benefícios, como descontos para que você obtenha suas certificações, além de uma vasta biblioteca digital disponível gratuitamente a todos os filiados.

Seja filiado ao Capítulo PMIRS! Saiba como
Categorias: Carreira
Data de publicação: 11 de março de 2022