A criação de uma cultura de trabalho inclusiva e colaborativa estimula a inovação e adaptabilidade, beneficiando tanto funcionários quanto organizações. Falando dessa forma, não há quem não queira implantar uma cultura que beneficie a todos. Mas como construir uma cultura ágil, que é tão determinante para a eficácia de uma empresa? O Vice-presidente e Cientista Chefe do Disciplined Agile® do PMI®, Scott Ambler afirma que é algo muito mais trabalhoso do que incluir uma mesa de ping-pong no local de trabalho ou inserir qualquer outro adereço que deixe o ambiente um pouco mais inspirador ou criativo.
Enquanto pensadores discutem a definição do que seria cultura - “algo realizado repetidamente”, “o que você faz quando ninguém está olhando, ou ainda “comportamentos e tradições de um indivíduo ou comunidade” - podemos determinar o que seria uma mentalidade ágil disciplinada, que enfatiza a criação de ambientes eficazes que promovam a alegria no trabalho e a provocação para impulsionar a mudança de cultura sustentável, melhorando os sistemas de gerenciamento existentes.
Como seria, exatamente, uma cultura ágil?
Embora seja simples pontuar os principais aspectos de uma cultura ágil, pode ser extremamente desafiador para algumas organizações ou ambientes altamente regulamentados como o setor governamental, onde líderes são examinados de perto. Essas organizações enfrentam estruturas de incentivo muito diferentes das organizações que estão em ambientes mais competitivos que devem ser ágeis simplesmente para permanecer relevantes diante de concorrentes emergentes.
Uma pesquisa realizada recentemente pelo PMI® mostrou o impacto do ágil no governo dos Estados Unidos. Foi possível identificar certo progresso com iniciativas de inovação dentro do governo. Nosso relatório identifica a cultura organizacional como uma categoria crítica na avaliação da prontidão de uma organização para adotar princípios ágeis.
Então, como as organizações podem fazer o trabalho árduo de começar a construir culturas ágeis? Aqui estão algumas maneiras pelas quais as organizações podem considerar começar.
Quais dicas você pretende seguir para começar a implantação de uma cultura ágil na sua empresa ou organização?
Texto traduzido e adaptado do artigo do PMI®: Building an Agile Work Culture: Creating Inclusivity and Collaboration