O PMI® já confirmou: o exame para obter a Certificação Certified Associate in Project Management (CAPM)® vai mudar a partir de 2023. O novo exame irá garantir que os certificados reflitam as expectativas do mercado dos profissionais de nível básico, observados durante uma extensa pesquisa com membros de equipe de projetos que trabalham em diferentes ambientes e abordagens.

O novo exame testará as habilidades necessárias para entender os fundamentos do gerenciamento de projetos, bem como os princípios preditivos, adaptativos e de análise de negócios. 


Quer entender mais? Vamos explicar!

A CAPM® é uma certificação direcionada aos profissionais - de qualquer área - que querem ganhar mais responsabilidades e adicionar competências de gerenciamento de projetos em suas carreiras. O conhecimento, assim como nas demais certificações do PMI®, é baseado no PMBOK® Guide, que está em sua 7ª edição.

No último ano, o PMI® conduziu uma pesquisa - Job Task Analysis (JTA) - para validar o novo comportamento de mercado e, com base nos resultados, o exame será modificado para refletir abordagens em todo o espectro de entrega de valor.

O exame testará as habilidades que os indivíduos de nível básico e associado precisam para entender os fundamentos do gerenciamento de projetos, bem como os princípios preditivos, adaptativos e de análise de negócios.
Essas abordagens serão encontradas nas quatro áreas de domínio listadas abaixo:

  1. Project Management Fundamentals and Core Concepts 
  2. Predictive, Plan-Based Methodologies 
  3. Agile Frameworks/Methodologies  
  4. Business Analysis Frameworks 

Para orientar sobre os temas avaliados no exame, o PMI® divulgou um esboço da nova prova CAPM®, que contém tabelas com os Domínios (área de conhecimento de alto nível); as Tarefas (responsabilidades de cada membro do projeto em cada domínio) e os Facilitadores (exemplos ilustrativos do trabalho associado às tarefas).

O esboço pode ser acessado gratuitamente AQUI

Como é o exame para a Certificação CAPM?

O exame para a Certificação CAPM® é on-line e é composto de 150 questões de múltipla-escolha. Destas, 15 são questões pré-teste, que não afetam a pontuação e são usadas em exames como uma maneira eficaz e legítima de testar a validade de futuras perguntas do exame.

Ao todo, o candidato tem três horas para completar o Exame. A novidade é que, a partir de 2023, após concluída a questão 75, haverá um intervalo de 10 minutos. Ao final, há uma pesquisa rápida.

Quer saber mais?
Acesse
Data de publicação: 25 de agosto de 2022