Os profissionais de projetos que desejam atestar seu conhecimento e experiência, bem como ter reconhecimento global - e salarial - por suas habilidades e boas práticas de projetos, tem um caminho a seguir: se tornar um Project Management Professional (PMP®). Essa é a certificação considerada padrão-ouro entre as certificações em projetos. Ela é reconhecida e exigida por organizações em todo o mundo e, entre outros objetivos, serve para validar a sua competência para desempenhar o papel de gestor de projetos, liderando e dirigindo projetos e pessoas.

Segundo o PMI, já são mais de 1 milhão de gerentes de projetos com certificação PMP® em todo o mundo, e a demanda de profissionais qualificados só aumenta. Uma pesquisa realizada pelo próprio Instituto indicou que os empregadores precisarão preencher cerca de 2,3 milhões de novos cargos orientados a projetos a cada ano até 2030. 

A procura por gerentes de projetos qualificados não é a única justificativa para a certificação PMP® estar no topo da lista de objetivos dos profissionais de projetos. O reconhecimento salarial também torna a certificação um alvo. A pesquisa salarial de gerenciamento de projetos mostrou que os entrevistados com certificação PMP® relataram médias salariais mais altas do que aqueles que não a possuíam - cerca de 22% maior em média entre os 42 países pesquisados.

O gestor de portfólio e PMP®, Bernardo Zurli, buscou a certificação em 2019 para obter uma diferenciação no mercado e para se especializar ainda mais na área. “Foi difícil. Fiz plano de estudo bem estruturado e investi bastante tempo em simulados. Quando consegui e agreguei a certificação ao meu LinkedIn, e dentro do próprio PMI, já comecei a ser visto de forma diferente. Lembro de me candidatar para uma vaga de PMO em uma grande instituição da área da saúde e o entrevistador/gestor perguntar se eu tinha a certificação, porque seria um diferencial para a vaga”, comentou.

Bernardo afirma que obter a certificação PMP® lhe ajudou também a organizar e planejar melhor os projetos, bem como lhe garantiu mérito e um currículo mais atrativo. “Ao estudar, pude aprender como o PMBOK funciona, o porquê ele é válido como um dos principais guias de boas práticas para gerenciar um projeto, programa ou portfólio. Após estudar e entender as bos práticas,  minha cabeça começou a estruturar os projetos mais facilmente. Parecia que tudo se encaixava”, compartilhou Bernardo Zurli, que também é diretor do PMIRS.


Confira quais são as principais vantagens de ser PMP®

Adaptabilidade: atualmente é necessário possuir um conjunto abrangente de competências para gerenciar projetos. A certificação PMP® comprova que seus líderes de projeto possuem essas competências, incluindo abordagens ágeis, preditivas e híbridas. Prepare sua organização para o futuro assegurando que seus líderes de projeto sabem lidar com qualquer forma de trabalho.

Flexibilidade: a certificação PMP® comprova que seus líderes de projeto possuem as competências em abordagens híbridas para lidar com as incertezas do mundo atual. Foi constatado que modelos híbridos possibilitam que líderes de projeto sejam mais flexíveis e obtenham melhores resultados.

Desempenho: a certificação PMP® comprova que suas equipes conseguem obter resultados reais usando formas de trabalhar mais inteligentes, testadas no mundo real. Ela confirma que seus gerentes de projeto possuem capacidade de liderar qualquer projeto e obter os resultados que você, sua diretoria e empresa desejam.

Reconhecimento: organizações líderes em mais de 200 países ao redor do mundo reconhecem a certificação PMP® como o padrão-ouro do gerenciamento de projetos, comprovando competências técnicas, de liderança e gestão. Forneça a sua equipe o padrão-ouro das certificações.




Fontes: 
Earning Power: Project Management Salary Survey—Twelfth Edition (2021).
https://www.pmi.org/certifications/project-management-pmp
https://www.pmi.org/certifications/portuguese-business-project-management-professional

Categorias: Carreira
Data de publicação: 20 de junho de 2023