Profissionais de projeto frequentemente tomam decisões estratégicas que podem alterar o curso e resultado de um projeto. Isso pode ser muita pressão. Seguindo as seguintes dicas pode ajudar a melhorar suas habilidades de tomadas de decisões e ajudará seu próximo projeto a atingir os resultados desejados.


Entenda o objetivo do projeto.

Frequentemente, gerentes de projeto começam um projeto sem entenderem exatamente o por quê daquele projeto estar em andamento, de acordo com Reuben Oshomah, diretor regional da África Ocidental na Avanti telecomunicações em Lagos, Nigéria. Em vez disso, ele diz, o projeto é feito de forma isolada.

“Se você não tem a informação sobre qual exatamente é a razão de você estar fazendo aquele projeto, você terá um desafio para tomar a melhor decisão”, disse Oshomah no podcast Projectified®.


Não tome decisões sozinho.

Quando se está prestes a tomar uma grande decisão ou descobrir como superar um obstáculo, Oshomah recomenda o gerente de projeto a consultar seu time.

“Se você tomar decisões com a opinião de seu time, isso os ajudará a comprá-las e dar suporte a você”, ele disse. “Comunique-se com eles de maneira muito clara sobre quais são os desafios, e procure a opinião deles para que isso ajude você a fazer uma decisão informada.”


Olhe para fora de seu círculo. 

Antes de embarcar em um novo projeto, Oshomah recomenda que profissionais de projeto olhem para insights de fontes externas, incluindo lições aprendidas de projetos passados e registros de riscos.

“Uma vez que você tenha essas duas documentações, você terá ajuda sobre o que não fazer e como não enfrentar riscos e desafios que foram encontrados em projetos similares”, ele disse.


Confie nos dados

De acordo com Ramyajit Dasgupta, gerente de análise global da Concentrix, uma empresa de soluções em experiência do cliente, em Kolkata, Índia, dados podem ajudar a eliminar as suposições do processo de tomada de decisão.

“Os dados também podem me fornecer o valor de ajudar gerentes de projeto, e outros gerentes também a agendar trabalho e alocar os recursos”, ela contou no Projectified®. “Pode ser utilizado para futura exigência de projetos, ou em vários marcos das fases.”

Para aproveitar esses dados, Dasgupta recomenda contar com análise e inteligência de negócios.

“A inteligência de negócios é considerada a forma descritiva dos dados nos dias de hoje, e em termos de análise e para focar nos dados do passado e presente para obter insights sobre o que aconteceu ou o que está acontecendo para processos específicos”, ela disse. “Assim, inteligência de negócios dá a gerentes de projetos e aos responsáveis pelo gerenciamento de projetos acesso a matrizes em tempo real para dar suporte a uma tomada de decisão melhor e mais rápida e para obter maior visibilidade dos projetos, processos e resultados.”

Para escutar mais sobre esses profissionais de projeto e aprender como eles usam dados em suas tomadas de decisões, escute a Pro Tips for Data-Driven Decision Making.


Como citar esse artigo: How Project Managers Can Improve Their Strategic Decision Making (2023).
Tradução: Rodrigo Schmitz Colpani – Engenheiro e Voluntário PMIRS
Fonte: https://www.pmi.org/learning/publications/pm-network/digital-exclusives/how-project-managers-can-improve-their-strategic-decision-making
Categorias: Carreira
Data de publicação: 18 de julho de 2023