A Inteligência artificial (IA) está se tornando uma parte de toda indústria e empresas estão correndo para acompanhá-la. De acordo com a pesquisa Pulse of the Profession® PMI, quase um terço dos entrevistados disse que uma adoção de IA por toda empresa estava no topo de prioridades de suas organizações.

Esse crescimento contínuo está impactando tanto o escopo dos projetos, quanto como eles são gerenciados. Para gerentes de projetos, a IA irá mudar como eles lideram nas maneiras críticas.


Alfabetização tecnológica será uma habilidade essencial.

Para obter os máximos benefícios da IA em seus trabalhos, líderes de projeto precisam começar a melhorar suas maneiras técnicas de trabalho.

“Apesar da IA estar ajudando gerentes de projetos a fazerem melhores alocações de recursos, delegarem tarefas, gerenciarem risco enquanto veem o projeto holisticamente, e o ajustarem durante a execução, ela não pode o gerenciar por si só”, Syed Ahsan Mustageem, um engenheiro sênior da Pakistan Petroleum Limited, em Karachi, contou no podcast Projectified®.

O líder Future 50 PMI disse que profissionais de gerenciamento de projetos sempre existirão, e eles serão bem versados em IA.


Alocação de tempo mudará.

Enquanto ainda há medos de que a IA fará com que papéis e responsabilidades se tornem obsoletas eventualmente, Mustageem disse que esse não é o caso. Em vez disso, ela mudará o que você está fazendo e como você está fazendo.

“O objetivo de IA em gerenciamento de projetos é, eu acredito, não se livrar do planejador ou gerente de projeto, mas, ao contrário disso, liberar essas pessoas para fazerem um trabalho de maior valor dirigido, deixando as funções mais repetíveis e programáveis para ferramentas de machine learning”, diz Mustageem. “É uma maneira de mudar como o tempo é usado para permitir nossos mais valiosos recursos, que são as pessoas, passem mais tempo fazendo o que elas fazem de melhor.”


IA vai aumentar a necessidade por habilidades de poder.

Mustageem acredita que conforme o papel da IA e outras tecnologias avançadas aumentem, gerentes de projetos precisarão desenvolver habilidades de poder naquelas áreas onde a tecnologia é insuficiente.

“Gestão da tecnologia ajudará nas tarefas cotidianas de negócios, mas também depende da capacidade de gerentes de projeto a inspirarem seus times, se comunicar com stakeholders, a negociar com parceiros e a aumentar a confiança da equipe, que é muito importante”, ele disse. “Empresas já estão valorizando mais gerentes com soft skills, e acredite, com IA e automação chegando, a área de soft skills precisa ser melhor explorada em maior escala.

Mustageem disse que colaboração e solução de problemas, uma de nossas maiores habilidades de poder, estão no topo da lista de habilidades de poder que gerentes de projeto precisam possuir. Isso está alinhado com nossos resultados da pesquisa 2023 Pulse of the Profession ®, Power Skills, Redefining Project Success, que inclui comunicação, solução de problemas, liderança colaborativa e pensamento estratégico.

“Durante o andamento de projetos, nós nos deparamos com diferentes problemas, e solução de problemas é uma habilidade essencial para um gerente de projeto”, ele disse.

Para ouvir mais desses profissionais de projeto e aprender mais sobre como I.A. está impactando gerenciamento de projeto, ouça How Project Leaders are Using AI.


Como citar esse artigo: How AI is Changing the Role of Project Leaders (2023).
Tradução: Rodrigo Schmitz Colpani – Engenheiro e Voluntário PMIRS
Fonte: https://www.pmi.org/learning/publications/pm-network/digital-exclusives/how-ai-is-changing-the-role-of-project-leaders

Categorias: Carreira
Data de publicação: 24 de julho de 2023
Fonte: PMI