Caro arquiteto, com certeza você já ouviu falar sobre Gerenciamento de Projetos. Sabia que esta área tem tudo para estar presente no dia a dia do seu escritório? Com certeza, ao se aprofundar e buscar conhecimentos, descobrirá que é possível aproveitar as metodologias utilizadas pelos Gps para fazer a diferença na sua rotina de trabalho. Mas afinal, então, quais são os benefícios de apostar na gestão eficaz das demandas em Arquitetura? Veja o checklist:

1. Maior controle dos processos

Por meio do Gerenciamento de Projetos é possível acompanhar o passo a passo de uma tarefa complexa, e mais, simplificando esta gestão. Ao centralizar todas as etapas, recursos, prazos e envolvidos no projeto, desde o planejamento até a conclusão e entrega do trabalho você tem um panorama geral. Com uma plataforma de gestão - como o Trello, por exemplo - fica mais fácil acompanhar e ter o controle de cada um dos processos, contribuindo para o aumento da produtividade dos envolvidos.

2. Cumprimento do cronograma

É de conhecimento universal, especialmente na área de Arquitetura e Construção, o fato de não existir nenhuma garantia do cumprimento dos prazos em um projeto, já que imprevistos sempre podem acontecer. É aí que o Gerenciamento de Projetos entra! Com o acompanhamento e a verificação de todas as informações disponíveis, é possível prever, minimizar e, até mesmo, evitar atrasos. Se for o caso, é possível ainda informar ao cliente com uma maior antecedência sobre alterações no prazo e nos custos.

Redução de custos

A elaboração de um orçamento auxilia na montagem e no monitoramento de uma estimativa realista. Então, uma vez que você tenha elaborado um orçamento, fica mais fácil acompanhar se o que está sendo feito no projeto está batendo com aquilo que foi planejado. Esse monitoramento possibilita, inclusive, que se reduzam os custos a partir do aproveitamento de oportunidades, mas, principalmente, com a aplicação dos recursos financeiros no momento certo.

4. Maior engajamento da equipe

Com as boas práticas do Gerenciamento de Projetos, sua equipe se sentirá mais motivada e engajada. Isso porque, as informações são compartilhadas e alinhadas com todos os envolvidos, gerando assim uma relação de confiança e transparência. Então, ter um bom planejamento com estratégias para lidar com as partes interessadas e fazer uma boa gestão de equipe faz toda a diferença!

5. Maior satisfação do cliente

É uma consequência dos benefícios anteriores. A partir do momento em que você consegue gerenciar bem seu projeto – mantendo-o dentro do escopo, prazo e custo planejados – é natural que o seu cliente fique mais satisfeito com os resultados obtidos. Afinal, é este o objetivo comum de todos os projetos.

Mas como aplicar no dia a dia?

Para fazer todos esses benefícios se tornarem realidade na rotina do seu escritório, algumas atitudes otimizadoras precisam ser aliadas do processo. Com passos simples, é possível manter a equipe em um ritmo alinhado às expectativas. Então:

  • Organize sua rotina de trabalho - Liste o que precisa ser feito por períodos: no dia, na semana, no mês, no ano e no médio e longo prazos.
  • Delegue tarefas - Revise todos os pontos a fim de garantir que todas as tarefas na lista dependem 100% de você. Se houver algo que outro membro da equipe pode assumir para liberá-lo, combine uma data de entrega e confie.
  • Planeje - Quando você conhece suas necessidades, fica mais tranquilo de entender como fazer para saná-las.
  • Estabeleça metas - Não basta ter um planejamento de como organizar projetos de arquitetura no papel se ele não for executável. É importante criar objetivos mensuráveis e que dialoguem com o planejamento.
  • Aposte na Gestão de Tempo - Mídias sociais, sites, ligações, revistas e outras rotinas que sugam o tempo de qualquer profissional. A dica é separar um tempo do dia para checar o WhatsApp, o e-mail e os perfis das mídias sociais para que você não pegue o celular a todo momento. É preciso ter foco para cumprir o checklist de tarefas do dia.
  • Sistematize a operação - Uma boa forma de induzir a produtividade na Arquitetura é compor um processo regular para cada tarefa. A falta de fluxos faz com as tarefas sejam executadas fora da ordem e de forma desorganizada. Fuja disso!
  • Revise a rotina constantemente - Quando se trabalha com planejamento e metas, é muito comum que alguns objetivos sejam alterados ao longo do ano em virtude de uma série de fatores. Preste atenção para que não seja despendida mais energia do que a necessária para as adequações necessárias.

 Aproveite que está lendo esse conteúdo para se aprofundar. Saiba mais sobre Gestão do Tempo.

Categorias: Carreira
Data de publicação: 15 de dezembro de 2021